Saturday, January 5, 2013

Aprendendo através da interação com keypals


A interação com keypals (amigos por correspondência) faz com que os alunos aprendam com motivação porque eles se comunicam com alguém que não compartilha de sua língua. Eu mesma aprendi bastante quando troquei algumas cartas com uma amiga alemã. O único problema era que as cartas levavam muito tempo para chegar ao destino e eu já tinha esquecido o que eu tinha escrito.

Para que nossos alunos possam ter essa experiência também, mostro alguns projetos que já fiz desde o ano 2000 com meus alunos crianças, adolescentes e adultos.

Sugiro que os iniciantes adultos comecem experimentando bater papo com um site que usa inteligência artificial para perder o medo de interagir com uma pessoa - http://community.eflclassroom.com/Wpage/chat-bot

Depois de eles ficarem mais seguros, sugiro usar chats como o http://www.englishclub.com/esl-chat/chatroom-1997.htm . Para ler um excelente artigo sobre o uso de chats com alunos de inglês, com vantagens e dicas, entre aqui: http://www.tesl-ej.org/wordpress/issues/volume7/ej25/ej25int/

O próximo passo é encontrar um keypal ou amigo por correspondência. Com alunos adultos, sugiro o www.livemocha.com ou o www.palabea.net que são sites de relacionamento com o objetivo de comunicação usando línguas estrangeiras. O interessante é que vários alunos se engajam tanto que já houve até um casamento entre uma aluna minha e um americano!

Com alunos crianças e adolescentes, sugiro fazer projetos com professores de outros países. Eu já fiz projetos com professores da Rússia, Itália, Estados Unidos, Canadá e Áustria.

Com meus alunos de 8 anos de idade, o tópico da interação foi animal de estimação. Cada aluno desenhou o seu e escreveu um pouquinho sobre seu animalzinho. Depois disso eu escaneei esses trabalhos e enviei para a professora no exterior. Ela fez o mesmo com os alunos dela. Meus alunos amaram ler sobre os animais dos colegas em outro país.

Com outra turma, escrevemos sobre o que comíamos nas refeições. Eles desenharam e escreveram o que comiam em cada refeição. Meus alunos se surpreenderam ao saber que pessoas de outros países comiam alimentos bem diferentes dos nossos e até se empolgaram para comer saladas!

Com outra turma, eles trouxeram postais da nossa cidade e descreveram cada lugar. Esses postais também foram escaneados e enviados para o email de uma professora da cidade de Omsk, na Rússia. Meus alunos gostaram muito de saber que há muita neve na cidade dos amigos e me perguntaram quando iríamos visitar os amigos. Foi então que peguei um globo terrestre e mostrei onde era a nossa cidade e a cidade dos amigos. Eles ficaram surpresos ao ver a distância entre os dois lugares. Nada como aprender geografia assim!

Com minha turma da 3ª série, fizemos um projeto com uma professora da Áustria. Com eles, trocamos cartas. Os alunos ficaram um pouco descrentes com esse projeto porque as cartas com as respostas levaram mais de 2 meses para chegar aqui. Lembro que eles ficavam me perguntando todos os dias pelas cartas mas ficaram muito felizes quando elas finalmente chegaram e cada um recebeu a sua. Lembro de ver o orgulho deles ao lerem cartas todas em inglês.

Também trocamos cartões postais com alunos de um professor italiano, de uma cidade chamada Mazara del Vallo. Até mesmo os pais dos meus alunos ficaram surpresos com esse projeto e amaram ver seus filhos interagindo em inglês.

Para procurar professores de vários países para desenvolver projetos de interação como esses, sugiro o site http://www.epals.com/ . Os projetos podem ser bem simples, usando variados tópicos de acordo com o conteúdo a ser ensinado: apresentação pessoal, rotina semanal, vida escolar, famílias, hobbies, brinquedos favoritos, refeições, filmes, desenhos, livros, futuro e tudo o mais o que a imaginação deixar.

É importante lembrarmos que para aprender uma língua efetivamente é necessário que haja interação. Nada melhor do que as nossas aulas para proporcionar esse contato e ver nossos alunos usando a língua estrangeira com seus novos amigos.

Até breve!  

No comments: