Thursday, January 10, 2013

Bazares: vendendo e comprando em língua estrangeira

Um dos projetos que mais gosto de fazer com meus alunos é o Bazar. Essa atividade consta da compra e venda de produtos (normalmente são alimentos ou objetos típicos da cultura de países que têm na língua que estudamos) em língua estrangeira. Esse projeto é feito depois que os alunos aprendem os números e as seguintes perguntas e expressões:

Quanto custa?
 ________ reais, dólares, euros.
É caro!
Está barato.
Tem desconto?
O seu troco é de _______.
Está aqui.
O que é isso?
É bom!
Quero mais um.

Os alunos foram grupos de 4 ou 5 alunos e decidem o que trazer para vender no bazar. Eles também usam a criatividade para enfeitar sua mesa e muito mais. Já tive muitas surpresas como aluno fazendo omelete na hora do bazar usando uniforme de um chef profissional! Outra surpresa foi ver uma aluna com uma roupa de dança típica daqui de Belém, ela fazia a propaganda da mesa do seu grupo. Outros alunos deram até shows de música ao vivo durante o bazar!

Antes do evento, fazemos propaganda pela universidade com panfletos e vários compradores comparecem ao evento. Como esses compradores nem sempre sabem a língua estrangeira, eu posto as sentenças e perguntas para essa interação nas paredes da sala e ensino as frases para os compradores. Ou seja, fazemos de conta que os alunos não falam a mesma língua dos compradores e o professor ensina rapidamente essas perguntas e frases para os compradores.

Já fiz esse projeto com alunos de inglês, português e alemão e todas as vezes o resultado foi positivo. Alunos ficaram felizes ao falar a língua alvo (além de ganhar um dinheirinho) e os compradores também gostam de comprar em uma língua diferente.

Nas fotos abaixo vocês podem conferir vários bazares já realizados.

Bazar em alemão com a venda de vários produtos típicos da Alemanha

Bazares em inglês












 Bazar em português com produtos típicos do Brasil com música ao vivo! (Estados Unidos).


Você já realizou bazares com seus alunos também?
Até breve!









2 comments:

Marcela said...

hauhauahuah esse Bazar foi muito legal!! Tô adorando teu blog, Cintia!! Como eu disse, vou fazer o projeto do blog com meus alunos aqui e vou super mostrar o teu cantinho p/ eles!
Beijão!!!

Lucy Holanda said...

Eu já fiz um bazar com meus alunos dos cursos livres 2º nível. Foi mutuuuito bom ver eles interagindo, comprando, vendendo... e no nosso bazaar os alunos também trouxeram tanto roupas, livros, bijouterias etc quanto comida... E eles tbm ganharam um $$ extra...Convidei dois nativos da língua inglesa que estudam portugues na ufpa, e eles muito gentis, compareceram ao nosso evento...os alunos ficaram um pouco nervosos com a presença deles, mas eles conseguiram vencer o medo e conversar =)
Pedi que eles etiquetassem os itens à venda com os nomes em inglês, e os preços eles deveriam apenas falar porque queria "forçá-los" a usar a estrutura para perguntar o preço(até porque eles eram incetivados a barganhar sempre)
Antes de fazermos o bazar foi feito um concurso para escolha do cartaz de divulgação do nosso bazar (que foi aberto ao público), foi feito assim: os alunos formaram grupos de 4 a 5 pessoas, e tinham que construir um cartaz que fosse atrativo e fornecesse informações importantes como a data, horario, o que as pessoas encontrariam no evento (venda de comida, musica, etc...)Depois de pronto, foi feita uma votação para a escolha do melhor cartaz. O cartaz escolhido foi fixado nos corredores...os alunos ficaram muito orgulhosos de verem sua "obra" exposta.
Pretendo fazer outros bazares assim que tiver a oportunidade...
Gostei muito do seu blog, ele é muito interessante! Parabéns!