Wednesday, January 2, 2013

Dicas de aprendizagem

Quero aprender uma língua estrangeira. Vou me matricular em um curso e pronto!

Como muitos alunos acreditam que basta ir para as aulas para aprender uma língua estrangeira, é extremamente importante ensiná-los a aprender. Para que os alunos obtenham resultados positivos, sugiro ensinar essas dicas nas primeiras aulas do semestre.

Na primeira faço a tabela mostrada no post anterior e na aula seguinte converso com os alunos sobre o texto que preparei há alguns anos com a revisão da minha querida amiga e professora Walkyria Magno e Silva.

Antes eu entregava uma cópia do texto para cada aluno, mas para evitar gasto de papel à toa, tenho colocado um arquivo com essas dicas no grupo que faço para minhas turmas no Facebook. Assim os alunos podem sempre ter acesso a essas informações sem perigo de perdê-las.

Vamos ao texto:


Universidade Federal do Pará
Instituto de Letras e Comunicação


Dicas para aprender uma língua estrangeira com sucesso


1.       Reserve um tempo para a língua inglesa todos os dias. É imprescindível ter o máximo de contato com a língua que você deseja aprender. Ouça e cante músicas na língua de sua opção, veja filmes, leia sites na internet e copie as conversações, sentenças, palavras e verbos do livro e outros materiais que você tiver disponível. Se você dispor de apenas 10 ou 15 minutos por dia, não tem problema, use bem este tempo. A aprendizagem de uma língua requer esforço e dedicação. Não adianta somente comparecer ás aulas e não rever o que foi ensinado em casa. O treino e a prática são fundamentais para seu sucesso!

2.      Errar faz parte da aprendizagem. Não tenha medo ou vergonha de cometer enganos. Qualquer processo de aprendizagem leva um certo tempo para se tornar automático. Não exija demais de você. Não somos perfeitos. Reflita sobre o que está errando e procure encontrar maneiras de sanar o problema.

3.   Estude com alguém. Estudar com um colega, amigo ou familiar nos ajuda a perceber nossas dificuldades e treinar as conversações e diálogos do livro. Simulem situações do cotidiano e tentem se comunicar na língua estrangeira que você está estudando. Você verá que rapidamente sua mente irá absorver os conteúdos!

4.        Use e abuse da internet e tenha um e-mail com a comfiguração na língua que você está estudando. O uso da internet abre um mundo de possibilidades na aprendizagem de uma língua estrangeira. Entre em chats na língua de sua opção sempre que possível e arrume um keypal (amigo virtual) que esteja aprendendo a língua assim como você. Além de você fazer amizades, você irá ler e escrever em inglês de uma forma real. Tente ler sites internacionais de jornais e revistas dos países onde se fala a língua que você está estudando. Mesmo que você não consiga entender 100% da leitura, você será capaz de pelo menos ter uma idéia do que o assunto trata através das imagens presentes nos textos.

5.        Adote um diário. Anote como você está se sentindo durante o processo de aprendizagem da língua estrangeira. Escreva sobre suas expectativas, dificuldades e o que você tem feito para solucionar eventuais problemas. É importante você refletir sobre como está aprendendo para saber como você aprende melhor.

6.        Estabeleça objetivos claros. Porque você quer aprender esta língua estrangeira? Para se comunicar? Para seu trabalho? Para   usar a internet? Para conseguir um emprego melhor? Tenha o seu objetivo bem claro e vá ao encontro dele! Procure estabelecer objetivos palpáveis a cada semana ou mês, isso vai ajudar você a aprender mais e melhor. Por exemplo: nesta semana irei aprender como me apresentar; irei aprender 10 verbos; irei aprender as partes da casa, irei aprender como escrever os números até 100, etc.

7.        Tenha paciência. Aprender um idioma estrangeiro requer bastante tempo quando não se está no lugar onde se fala a língua a ser aprendida. Não fique frustrado se você não estiver aprendendo tão rapidamente como estava esperando. Fique feliz com seus esforços e vá em frente!

8.        Não falte aulas e seja pontual. A freqüência e a pontualidade são duas condições muito importantes para seu sucesso no aprendizado da língua. Você deve procurar não perder as explicações do professor e a prática em sala de aula. Coloque estas condições como prioridades na sua agenda e logo os bons resultados aparecerão.

9.        Participe das aulas sempre. Não tenha vergonha. Todos estamos aqui para aprender. Não se julgue inferior a ninguém. Fale, repita e pratique o máximo que você puder. O tempo das nossas aulas é precioso para praticar, praticar e praticar!

10.     Conte com o professor. Ele está na sala para tentar ajudar você da melhor forma possível. Peça para ele esclarecer quaisquer dúvidas que você venha a ter. J 


Cintia Costa e Walkyria Magno e Silva


Fazer o aluno se conscientizar sobre a responsabilidade sobre sua própria aprendizagem é muito importante para obter resultados positivos. 

Até breve!

No comments: