Tuesday, January 1, 2013

Ensinando a aprender

É comum ouvir relatos de pessoas que concluíram cursos de línguas dizendo que não aprenderam bastante mesmo depois de cursos de 5 anos de duração. Isso aconteceu comigo também.

Comecei a ter aulas de inglês aos 6 anos em um curso de línguas. Na escola, lembro das aulas de inglês a partir da 1a série do ensino fundamental. Eu amava inglês e ia para as aulas com muito gosto. Os anos foram passando e frequentei vários cursos de línguas até terminar um curso aos 18 anos. Eu achava minha pronúncia legal, mas não conseguia conversar em inglês. Quando precisei usar a língua com estrangeiros, não consegui. Isso me fez ficar muito frustrada.

Esse problema só foi resolvido quando li o livro Language Learning Strategies - what every teacher should know, da Rebecca Oxford. Vários segredos foram revelados a medida que eu lia cada página! Finalmente eu descobria como realmente aprender uma língua! Decidi então que nenhum aluno meu iria sofrer essa frustração que sofri.

A partir desse momento, elaborei um texto com dicas de aprendizagem e passei a ensinar meus alunos a aprender uma língua estrangeira. Para tanto, uso as duas primeiras aulas do semestre para conversar com os alunos sobre essas estratégias.

Na primeira aula, faço uma tabela no quadro como essa abaixo. Com a ajuda dos alunos, pergunto o que se deve fazer para aprender e praticar cada habilidade, como adquirir vocabulário e onde podemos praticar a língua. Vou preenchendo a tabela de acordo com as sugestões deles (tenho cuidado para deixá-los falar para não ficar uma palestra). A tabela fica mais ou menos assim:

Compreensão Oral
Ouvir música com a letra
Assistir a filmes legendados
Obter livros com fita ou cd 

Compreensão Escrita
Leitura de livros
Leitura de revistas
Leitura de textos na Internet

Aquisição de Vocabulário
Elaborar um dicionário pessoal
Categorizar as palavras aprendidas
Estudar grupos de palavras todas as semanas (comida, vestuário, esportes, partes da casa, etc.)
Produção Oral
Cantar músicas
Repetir diálogos em fitas ou cds
Ter um keypal - www.livemocha.com
Estudar expressões idiomáticas

Produção Escrita
Copiar diálogos
Copiar receitas
Copiar letras de músicas
Copiar textos de interesse próprio
Chat
Lugares para empréstimo e uso de materiais
Biblioteca do CCBEU (é pública e os alunos podem se cadastrar, custa poucos reais por ano)
Laboratório de informática - UFPA
Laboratório de línguas - UFPA
Comunidades de americanos (AVA em Belém)

Essa aula é muito importante porque os alunos aprendem que o maior responsável pela aprendizagem é o próprio aluno e não o professor. Deixo claro que só vir para as aulas não é garantia de aprendizagem e que eles precisam estudar todos os dias por pelo menos 10 minutos por dia. É nesse momento que alguns se queixam que têm dificuldade para falar em inglês, por exemplo. Aí pergunto quanto tempo ele passa praticando a produção oral para acabar com essa dificuldade... Não é surpresa ouvir que não pratica nada... Argumento que essa "dificuldade" é falta de prática e que para falar fluentemente, é necessário estudar durante horas e horas.

Na aula seguinte converso com eles sobre o texto com dicas de aprendizagem, que mostrarei no post de amanhã.

Até breve e feliz 2013!

No comments: