Friday, January 4, 2013

Exemplos práticos de atividades de produção oral

Para que nossos alunos aprendam a falar o inglês real, é importante que eles vejam vários exemplos de pessoas falando antes através de vídeos, por exemplo. Aliás, devemos sempre lembrar de mostrar exemplos de tudo que pedirmos para eles antes de eles produzirem qualquer coisa.

Por exemplo, antes de eu ensinar meus alunos a como apresentar alguém em inglês, passei a mostrar vídeos com essa situação em vários contextos para ilustrar essa função. O vídeo que uso é esse: http://www.youtube.com/watch?v=NeEJhW0_gqA

Eu também recomendo que os alunos usem em casa o site ELLLO - http://www.elllo.org/ para ouvir pessoas de diversas nacionalidades falando em inglês sobre vários tópicos, desde os mais simples aos mais complexos (de esportes favoritos a prática de suborno em alguns países).

Para alunos iniciantes que estejam aprendendo a falar sobre suas frutas favoritas, pode-se mostrar esse exemplo de diálogo: http://www.elllo.org/english/0151/165-Naju-Fruit.htm Nesse diálogo podem-se notar várias características de língua falada como repetição, uso de marcadores discursivos (ok, oh). Também notamos a estrutura de conversa: pergunta - resposta - comentário.

Para que nossos alunos se familiarizem com outros exemplos de conversa, mostremos estruturas assim, por exemplo:
A: I like your shoes, they are beautiful.
B: My shoes?
A: Yeah, they are beautiful.
B: My mom gave them to me...Yeah, it was last month. Thanks.
A: Sure.
Os livros Touchstone e On Speaking terms mostram muitos diálogos assim.

Mesmo que o livro que você use nas suas aulas não tenha diálogos com características de língua falada, sugiro incluir as palavras (Well, you know, uh, oh, wow e repetições) para que seus alunos aprendam a falar de maneira natural como os nativos.

Outra ideia legal para fazer nossos alunos aprender a falar o inglês real é fazê-los fazer entrevistas com estrangeiros. Sempre faço isso com meus alunos e os resultados são muito bons. É importante o professor ajudar na formulação das perguntas para que as respostas não sejam muito complexas. Também ensine seu aluno a fazer comentários após cada resposta. Dependendo do nível dos alunos, pode-se pedir para que eles transcrevam o áudio para perceber as características de língua falada e aprender a falar com estrangeiros. Normalmente os alunos se sentem muito felizes ao perceber que eles conseguem se comunicar fora de sala de aula. Como esse projeto dá bastante trabalho, sugiro que o professor dê tempo suficiente para que os alunos consigam realizar essa tarefa.

Para ilustrar esse tipo de projeto, mostro um trecho da transcrição de uma entrevista feita por um aluno:
SOk. This is Janelle... Janelle C? Is it?
Janelle Yeah. Janelle C.
S Ok. So, we are going to make some questions. Um, Janelle, where are you from?
Janelle I’m from Florida, I lived in Jacksonville. It’s in the very North, top of Florida.
S Oh, ok. Florida, uhuh… and what’s your hometown like?
Janelle We lived about ten minutes from the beach, so it was a very big city with lots of people, lots of cars, lots of traffic and… uh… very close to the beach. We used to go to the beach a lot.
S Oh, good! Good, good! Uh… you know that the… the weather in Belém is rainy and hot, yeah?
Janelle Oh, yeah.
S What’s the weather like there?
Janelle In Florida is almost the same as… uh… in Belém. It’s very rainy in the summer and it’s very hot a lot of the year. And in the winter… uh… from about November to February, it’s the winter any kind of colder, maybe only at night there. I don’t know Celsius, I know Fahrenheit… um… I don’t know what it is in Celsius but it is like 50 degrees Fahrenheit, it’s cold, it’s cold in Florida, but not as cold as in some one of the northern cities. It is stupid hot there, very humid.
S Uhso, what kind of clothes you like to wear?
Janelle I usually wear, I like to wear long pants… or jeans and T-shirt.
S Uh… and it’s the same you use here in Belém and you… yeah?
Janelle I brought all my clothes from America that I wear here and I… it’s the same, yeah. I’m not too hot here.

Outras maneiras interessantes de ensinar o inglês real é fazer projetos como filmes e novelinhas. Eu já fiz com meus alunos de 6a e 7a séries e eles foram muito criativos. Eles formaram grupos de 5, criaram os roteiros em inglês com a minha ajuda, filmaram e depois assistimos juntos. Foi muito divertido e eles se engajaram muito. Além deles, a diretora da escola ficou orgulhosa de ver os alunos falando em inglês. Antes de filmarmos, eles ensaiaram muito para as pronúncias estarem corretas.

Uma outra ideia que pode despertar o interesse nos alunos é a elaboração de vídeos para o Youtube com dicas sobre diversos assuntos. Para que eles se familiarizem com a língua falada, sugiro que eles assistiam a trechos do vídeo de uma adolescente americana que dá dicas de organização da mochila e materiais para levar para a escola: http://www.youtube.com/watch?v=iAn53hPgO1A

Como vocês podem notar, para que os alunos aprendam o inglês real, é necessário que eles vejam muitos exemplos antes com pessoas falando usando as pausas, marcadores discursivos, repetições e demais características da língua falada. Tomemos cuidado para não fazer nossos alunos aprenderem a falar de maneira escrita e artificial, ok?

Até breve!

1 comment:

Ivana P. said...

Oi Cintia,
Também pode ser uma boa ouvir rádio. O site da BBC oferece rádio online no site http://www.bbc.co.uk/radio/#stations

=)