Monday, January 7, 2013

Fazendo nossos alunos participarem mais

Vários estudos mostram que é difícil prestarmos atenção por mais de 15 minutos. Como a aprendizagem de uma língua estrangeira requer o ensino das 4 habilidades (falar, ler ouvir e escrever), é extremamente importante fazer com que nossos alunos participem ativamente das nossas aulas usando essas habilidades.

Já disse aqui que antes de ensinarmos qualquer coisa, seja algum aspecto gramatical ou vocabulário, é importante perguntamos aos alunos se algum deles já sabe o assunto. Dar o poder aos nossos alunos valoriza o conhecimento prévio que eles têm e faz com que os alunos participem mais das aulas.

Uma atividade interessante é fazer os alunos irem ao quadro para escrever diversos tópicos. Quando quero conhecer mais os alunos, escrevo as frases: I love, I like, I don't like e I hate. Circulo cada frase e eu começo escrevendo uma coisa de cada. Quando eu tenho muitas canetinhas de quadro branco (ou giz), empresto canetinhas para 4 alunos. Eles escolhem uma das frases e escrevam algo, depois cada um passa a caneta para outro aluno até que todos tenham tido a chance de escrever no quadro também. Quando eles querem escrever algo mas não sabem em inglês, eles me perguntam e escrevem o que desejam. 

Outra atividade que promove muita participação dos alunos é deixá-los tentar entender o aspecto gramatical em duplas usando o livro usado na aula de língua estrangeira. Ao invés de o professor explicar tudo, deixemos que os alunos tentem compreender de maneira colaborativa. Nesse momento o professor caminha   pela sala ajudando no que for necessário, esclarecendo dúvidas de maneira personalizada.

No momento da correção de exercícios, podemos dar a vez para nossos alunos falarem as sentenças ao invés de o professor falar tudo. Uso a lista de chamada para chamar os alunos para falarem as respostas, um a um. Assim todos os alunos têm a chance de participar. Se a turma tem muitos alunos, eu marco os que falaram em uma aula e chamo os demais para falar na outra.

Tenho certeza que você também tem outras ideias para fazer seus alunos participarem mais das nossas aulas. Que ideias são essas? Você pode compartilhá-las conosco deixando um comentário aqui?

Muito obrigada e até breve!




No comments: