Wednesday, January 16, 2013

Incentivando a leitura - ideias práticas

Todos os professores sabem que ler é fundamental. O que nós, professores, temos lido? O que gostamos de ler? Falamos para nossos colegas de trabalho e alunos que gostamos de um livro assim como fazemos como um filme?

O ideal é que a família tenha o hábito da leitura, que os pais ou responsáveis leiam para seus filhos desde bebês. Façamos as vozes das personagens, demos vida às estórias e histórias lidas. Vejamos as ilustrações, apreciemos o trabalho do ilustrador ou fotógrafo perguntando para as crianças o que elas veem.

Vamos passear nas bibliotecas públicas, bibliotecas das escolas e feiras de livros. Vejamos os livros e curtamos folhear obras com nossos filhos e alunos. Aqui em Belém podemos curtir a Biblioteca do Centur que possui também uma gibiteca e uma brinquedoteca. Eles têm jornais, revistas de muitos livros de todos os tipos.

Uma outra biblioteca maravilhosa é a Biblioteca do CCBEU, que é pública e possui vasto material em português e inglês. Para emprestar materiais, basta fazer a inscrição lá pagando uma pequena taxa anual. Já levei duas turmas de Letras - inglês para conhecer essa biblioteca e eles adoraram! A bibliotecária responsável Rosilene Oliveira nos encantou como vocês podem ver na foto abaixo.

Além de ler na família, vejamos maneiras de a escola trabalhar mais e melhor com livros.


Uma boa sugestão para trabalhar com livros é deixar os alunos com vontade de ler. Que tal experimentar o discurso abaixo antes de sugerir que os alunos de inglês leiam o livro Dangerous Game, por exemplo?

Há um homem um pouco estranho que mora sozinho e recebe a visita semanal de um amigo que vai jogar xadrez com ele. Esse homem é viúvo e é muito calado. Uma certa noite, coisas estranhas começam a acontecer em sua casa...Que fatos serão esses?

Aposto que os alunos vão ficar curiosos para ler esse livro. Da mesma maneira que a TV mostra pedaços de novelas ou filme para fazer os telespectadores ficarem com vontade de assisti-los, façamos o mesmo com nossos alunos!


Para nos inspirar e dar ideias, nada melhor do que o filme Escritores da Liberdade. Esse filme mostra a história real da professora Erin Gruwell, que desenvolveu projetos lindos envolvendo leitura, escrita e a comunidade. Recomendo assistir ao filme para ter ideias de projetos.

Uma escola que realiza um trabalho maravilhoso com a Leitura é o Peteleco e o CEMP em Belém. Todas as semanas as turmas de todas as séries fazem uma visita à biblioteca da escola. A bibliotecária lê um livro para as crianças se elas ainda não sabem ler e depois elas usam as fantasias disponíveis para encenar a estória. Acho maravilhoso que eles incentivam todos os alunos a emprestar livros da biblioteca desde 2 anos de idade! Além disso, eles têm um projeto chamado a Família Conta o Conto http://www.peteleco.com.br/projeto/detalhe/21. Eles convidam os pais para encenarem um espetáculo baseado em algum livro. Eu mesma fui a Julieta em 2004, como vocês podem ver na foto abaixo. Eu amei participar do início desse lindo projeto, que hoje em dia é uma super produção. É lindo ver a escola envolvendo os pais em suas atividades.

Além desse projeto, o CEMP sempre convida escritores paraenses para conversarem com seus alunos. Um deles é o escritor Salomão Larêdo. Esse escritor tem muitos livros publicados e vai com prazer visitar as escolas. Os livros dele são encantadores e eu mesma leio os livros dele desde meus 14 anos e amo conversar com ele depois de ler cada um. O primeiro que li dele foi Guamares, um delicioso romance que se passa no bairro do Guamá, em Belém. Para saber mais sobre ele, acesse o blog: http://slaredo.blogspot.com.br/

Além de incentivar a leitura de livros, alguns sites também fazem esse trabalho muito bem.  Por exemplo, o site http://www.storylineonline.net/ mostra pessoas lendo livros com toda a emoção para crianças.

Para incentivar a leitura entre adolescentes e adultos, sugiro o projeto Sparknotes da Harvard University. Eles têm um site contendo várias obras em inglês usando uma linguagem mais simples. Alguns livros inclusive têm desenhos animados com resumos das obras. Vejam como eles mostram as obras com explicações do livro clássico The Adventures of Huckleberry Finn aqui: http://www.sparknotes.com/lit/huckfinn/

Leitura em família, na escola, em bibliotecas, teatro, conversa com escritores e uso de sites são apenas algumas dicas para estimular a leitura. Você tem mais sugestões?

Até breve!

1 comment:

Rosilene said...

Cintia, amei tudo o que li.
Suas palavras podem ajudar e incentivar muitas pessoas a praticar o hábito da leitura. READ!