Monday, January 21, 2013

Personalizando a aprendizagem em alguns projetos em língua estrangeira

Uma das coisas que nos faz aprender mais é personalizar o conteúdo. Usar nomes dos nossos familiares, nossas fotos, falar dos nossos sonhos e dos nossos gostos pode deixar os alunos mais interessados em aprender mais e melhor.

Vejamos algumas maneiras práticas de se fazer isso.

Quando o tópico é de famílias, eu sempre faço uma apresentação em Power Point com fotos da minha família e vou apresentando de maneira simples na língua que estou ensinando. Depois disso, peço para os alunos fazerem o mesmo. Como há alunos que podem ter algum tipo de problemas familiares, digo que eles podem falar de uma outra família se assim o desejarem.

Ao ensinar sobre moradia, os alunos podem fazer uma apresentação mostrando a moradia dos seus sonhos. Para tanto, eles podem usar imagens da internet. É muito bom dar espaço para que os alunos compartilhem sua moradia dos sonhos. Aposto que todos irão se surpreender com as escolhas de cada um. Lembro que tive um aluno que falou que tinha vontade de morar em uma casa na árvore!

Outro projeto muito legal é o feita pelo Colégio Mackenzie em São Paulo. Os alunos do 6o ano criaram uma apresentação em Power Point sobre eles. A descrição passo a passo do projeto pode ser vista aqui: http://www.emack.com.br/sao/info/projetos/sao/2009/ef2/all_about_me/principal.php As apresentações dos alunos podem ser vistas clicando no nome de cada aluno aqui: http://www.emack.com.br/sao/info/projetos/sao/2009/ef2/all_about_me/resultado/index_1.htm A única coisa diferente que eu faria era pedir para que os alunos falassem em alguns slides da apresentação gravando suas vozes.

Outro projeto lindo foi feito pela Escola Móbile em São Paulo. Os alunos do 3o ano criaram um e-book com seus desenhos, suas perguntas, respostas e vozes em inglês falando de coisas que gostavam e que não gostavam. Um dos e-books pode ser visto aqui (use o cursor para virar cada página e clique no símbolo de áudio para ouvir as vozes dos alunos: http://www.escolamobile.com.br/arquivos/2012/fundamental/e-book/ebook-3b/ 

De que maneira você personaliza suas aulas?

Até breve!



No comments: