Sunday, January 6, 2013

Projeto com fotos

Meu amigo e leitor Sindeval me pediu dicas de como fazer um projeto com estrangeirismos. Após pensar nesse tema, algumas ideias surgiram. Uma delas foi a de usar fotos, que podem ser usadas em vários tipos de projetos.

Como o Brasil tem muitas placas com nomes de lojas em línguas estrangeiras, seria uma tarefa fácil encontrar estrangeirismos espalhados pelas cidades. No entanto, muitas palavras estão grafadas com erros e infelizmente alguns dos nossos alunos acabam aprendendo a grafia incorreta.

Uma maneira interessante de fazê-los prestar atenção nessas palavras, seria propor um projeto com fotografias. Os alunos podem ficar em grupos de 4 para executar a tarefa de fotografar essas palavras pela cidade. O produto desse projeto pode ser um blog com as fotos e explicações dos estrangeirismos e correção dos mesmos se estiverem grafados com erros. Outra ideia seria uma exposição dessas fotos em uma Feira Cultural da escola. Para tornar esse trabalho útil, seria interessante fazer uma carta ou email para o dono do estabelecimento avisando que tal palavra deveria estar escrita de outra maneira. Assim a escola cumpriria uma função muito boa de ajudar a comunidade e os alunos fariam algo não só por uma nota, mas para ajudar pessoas.

Essa ideia surgiu após eu lembrar de um projeto com fotos sugerido por meu professor de educação artística - Professor José Leal - quando eu estava no 1o ano do ensino médio. Ele nos pediu para fotografar só as palavras em português que estivessem com erros ortográficos pela cidade. Depois as fotos foram expostas na escola. Não precisa dizer que nós amamos fazer esse projeto!

Acredito que para que a aprendizagem aconteça é necessária a participação ativa dos alunos. De nada adianta fazermos palestras com mil e uma explicações e esperar que nossos alunos aprendam só nos ouvindo durante a aula.

No próximo post mostrarei pequenas atividades que promovem maior participação dos alunos em nossas aulas.

Até breve!

2 comments:

Teacher Jaque Figueiredo said...

Amei!!! Tem coisa melhor do que ensinar usando projetos?! Os alunos se sentem motivados e conseguem ver uma utilidade para o que estão aprendendo! Gostei demais deste!!!!!

Allana said...

Esse texto me fez recordar algo distante em minha memória.
Ué, eu também tive a oportunidade de participar num projeto parecido na escola.
Na época, minha professora de português pediu fotos das placas comercias com erros do nosso bairro.
Achei maravilhoso. Depois apresentei para minha turma.
Mas o melhor mesmo foi ao procurar essas placas comerciais com erros...
No final de tudo, descobri o quanto convivemos com tanta coisa errada por aí e muitas das vezes, não percebemos.