Monday, January 14, 2013

Uma ideia para simulação em língua estrangeira

O uso de materiais autênticos pode ajudar os alunos a aprenderem a língua estrangeira tal qual ela é apresentada para os falantes nativos.

Vejamos mais uma ideia para nossas aulas.

Quando o tema de sua aula for viagens, o professor pode dizer que os alunos têm 10.000,00 reais, por exemplo, e eles têm que planejar uma viagem aos Estados Unidos (ou outro país que tenha o idioma estudado como primeira língua).

Primeiramente os alunos decidem para onde querem ir (usando um mapa dos EUA), http://www.mapsofworld.com/usa/usa-maps/usa-state-capital-map.jpg

Depois de escolherem a cidade, eles podem simular a compra de uma passagem aérea usando o site http://www.kayak.com/

Após verificar o preço das passagens, eles têm que pesquisar um hotel usando o site http://www.travelocity.com/

Também é muito bom ler sobre o local antes de viajar. Se seus alunos são crianças ou adolescentes, eles podem gostar de conhecer um dos parques da Disney através do site https://disneyworld.disney.go.com/destinations/magic-kingdom/

Se os alunos são adultos, eles podem ver a programação e preços de shows na Broadway no site: http://www.broadway.com/

Após a pesquisa, os alunos podem preparar uma apresentação com as informações coletadas. Eles podem apresentar para a própria turma ou colocarem essas informações com fotos no Blog da turma.

O uso desses sites para simulações ensina o vocabulário realmente usado por nativos e pode ajudar nossos alunos a aprenderem a língua não só usando o livro didático, mas materiais autênticos também.

Mostrarei outra ideia de simulação no próximo post.

Você usa simulações com seus alunos também? Quais?

Até breve!



No comments: