Friday, January 11, 2013

Usando vídeos nas aulas

Um dos materiais mais interessantes para usarmos em aulas de línguas estrangeiras é o vídeo. Propagandas, séries de TV, documentários, filmes, curta-metragens e vídeos da internet são excelentes mídias para ensinar.

No entanto, para que o vídeo seja bem usado em nossas aulas, temos que planejá-las muito bem. Pensemos no objetivo, nas atividades a serem feitas (antes, durante ou depois da exibição do filme) e se o filme é apropriado de acordo com a faixa etária dos alunos e com o nível de conhecimento de língua que eles têm.

Mostro agora como tenho usado esse material nas minhas aulas.

Quando ensinei os materiais escolares, por exemplo, mostrei um vídeo do Youtube de uma adolescente americana que mostra o que levar na mochila para a escola e ainda dá dicas de organização e de estudo. Gostei desse vídeo porque os alunos observaram os marcadores discursivos e outras características de língua falada. http://www.youtube.com/watch?v=iAn53hPgO1A

Também tenho mostrado pequenos vídeos sobre o assunto a ser estudado na aula para meus alunos de Letras - inglês. Por exemplo, como iríamos estudar o tema de rotinas diárias, mostrei um vídeo de uns professores de inglês falando sobre suas rotinas: http://www.youtube.com/watch?v=Kq0CQhCZ2jk Os alunos gostaram muito de ver esse vídeo porque aprenderam várias palavras e expressões atuais (como checar o Facebook).

Para esses mesmo alunos,mostrei um vídeo feito por um professor de inglês de Uberlândia com seus alunos sobre o tema de rotinas. http://www.youtube.com/watch?v=GDz6wFIgVnE Espero que eles façam esse tipo de projeto quando forem professores também.

O site ELLLO também possui vídeos sobre os mais variados temas. Uma das vantagens deste site é que  aluno pode ler as transcrições e alguns possuem até mesmo exercícios de compreensão. Um vídeo do tema de rotina diária que meus alunos assistiram foi o: http://www.elllo.org/video/1051/V1092RoutinePaul.htm

Para que meus alunos possam assistir a esses vídeos mais vezes, posto os links no grupo deles no Facebook.

Você também usa vídeos para ensinar?

Até breve!

No comments: