Wednesday, March 13, 2013

Dando feedback personalizado para nossos alunos depois de provas

Quando devolvemos provas corrigidas com as notas para nossos alunos, muitas vezes não fazemos os comentários sobre como os alunos poderiam melhorar seus resultados. Se um aluno obtém uma nota baixa, será que não podemos fazer algo para que ele pesquise maneiras para melhorar?

Com uma educação voltada principalmente para os alunos ao invés de apenas cumprir o conteúdo programático, é necessário que o papel do professor mude. Ao invés de ser apenas um corretor de provas é importante que o professor tenha um papel de orientador e guia para ajudar seus alunos a encontrarem maneiras para aprender eficazmente.

Na minha aula de segunda-feira, para que meus alunos de inglês experimentassem como seria passar por uma prova tradicional, combinei com eles que fariam uma prova mas que eu não contabilizaria essa nota. Fiz isso porque eu acredito que uma nota deve ser resultado de vários trabalhos, dinâmicas, projetos e muito mais e não apenas de uma prova.

Hoje, para entregar as provas, resolvi fazer minha aula no laboratório de informática para que, enquanto eu chamasse os alunos um a um para conversar sobre os resultados da prova, os demais alunos fariam outras tarefas: terminariam de escrever suas biografias para postar no blog da turma e continuariam a atividade de se corresponderem com um keypal através de emails.

_______________________ Pausa para ver o novo Papa __________________________________


Eu gostei muito de conversar com cada um e saber o que cada um estava fazendo para praticar cada habilidade (fala, escrita, leitura, compreensão oral, gramática, vocabulário). Pude identificar os motivos de cada um ter obtido a nota e juntos refletimos sobre o que se poderia fazer para melhorar. Uns alunos já tinham aprendido o que não sabiam imeidatamente após sair da prova na segunda-feira! Isso demonstra que vários estão sendo atores da sua própria aprendizagem! Fiquei feliz com isso.

Infelizmente não tive tempo para falar com todos os meus 21 alunos, mas consegui falar com muitos e amei ter feito isso ao invés de apenas ter entregado as notas como eu fazia antigamente.

Acredito que os alunos gostaram dessa prática porque viram que eu me importei com cada um ao invés de ver apenas a turma como um todo.

Você dá um feedback para cada um dos seus alunos assim também?

Até breve!



No comments: