Monday, March 25, 2013

Projetos de ensino de línguas estrangeiras com temas importantes e tecnologias

Segundo Marc Prensky (2010), os alunos nativos digitais querem muito mais do que ter apenas aulas expositivas com regras gramaticias. Eles querem interagir com pessoas do mundo inteiro e querem debater e pesquisar temas que podem os ajudar a mudar o mundo, mesmo que essa mudança seja pequena.

Hoje meus alunos de Letras - inglês, da disciplina Tecnologia no ensino de línguas, começaram a apresentar seus projetos que incluem o ensino de inglês usando tecnologias com temas importantes para alunos de 6o ao 9o ano de uma escola pública em Belém.

Suzany e Laís foram a primeira dupla a apresentar. Elas nos mostraram como usar o tema família em aulas de inglês usando a ferramenta Prezi no qual os alunos irão compartilhar suas árvores genealógicas com uma turma de alunos de um outro país com a mesma faixa etária. Elas acham que esse tema é muito importante para que os alunos conversem com seus familiares, se aproximem deles para que haja uma harmonia familiar.

Depois delas, Patrícia, Daniele e Juliana apresentaram seu projeto de uso de Histórias em Quadrinhos com o tema meio ambiente. Os alunos podem usar dois sites para elaborar suas historinhas com os problemas que eles percebem em suas comunidades ou bairros. Acho que o tema é de muita importância para que os alunos comecem a pensar em maneiras de solucionar os problemas tão presentes nas cidades brasileiras. Para que os trabalhos deles sejam divulgados, o trio pensou em criar um blog com as historinhas e colocar a ideia do projeto no site www.epals.com para encontrar outra turma disposta a fazer historinhas e comentar no blog da turma.


A dupla dos alunos Laena e Diego apresentou um projeto com o tema Consumismo Exacerbado. Os alunos aprenderão sobre as consequências que todos enfrentaremos caso continuemos a consumir em excesso. Eles prepararão pôsteres sobre o assunto e compartilharão esses dados na feira da escola e com uma turma de um outro país. Esse tema gerou bastante debate sobre consumismo, mídia e sentimentos dos adolescentes sobre o desejo de adquirir bens não duráveis. Achamos que esse tema deva ser tratado na escola para que os alunos que não possam ter determinados bens, não se sintam inferiores e que tenham a consciência que a mídia tenta nos impor o desejo de ter muitos bens.


A última dupla a se apresentar foi composta pelos alunos Victor Hugo e Rodolfo. Eles apresentaram seu projeto com o tema Preferências de livros, músicas, atores, filmes e outros. Os alunos aprenderão a conversar sobre o que gostam e interagirão com alunos estrangeiros com a mesma faixa etária através do Skype. Esse projeto é muito importante porque os alunos aprenderão a falar inglês não apenas para ter uma nota, mas porque eles conversarão com seus keypals que não falam português. Acreditamos que os alunos gostarão muito de falar sobre suas preferências com amigos de outro país.



Como vocês podem perceber, o ensino da língua estrangeira está muito mais dinâmico e motivante porque temos a nossa disposição várias ferramentas na internet que podem ajudar os alunos a interagirem com estrangeiros desde o início de sua aprendizagem. Além de aprender a língua, eles também querem falar de temas que podem ajudar o mundo a se tornar um pouco melhor. 

Acredito que meus alunos terão muito sucesso quando começarem a por em prática tudo o que têm aprendido na sua graduação de Letras. Estou muito orgulhosa de cada um deles e caso vocês queiram receber o arquivo dos projetos descritos, é só deixar seu email nos comentários deste post com o nome do projeto que você quer receber.

Você faz projetos assim com seus alunos de línguas estrangeiras também?

Até breve!  


No comments: