Wednesday, March 6, 2013

Qual é o papel do professor no mundo de hoje?

Aulas expositivas com o professor explicando tudo e os alunos apenas ouvindo passivamente já deveriam estar no passado. Com tantas ferramentas de comunicação e informação cada vez mais acessíveis, já está mais do que na hora de nós professores mudarmos o nosso papel de entregadores do conhecimento para fomentadores do desejo de aprender.

O livro Teaching Digital Natives do Marc Prensky continua me ensinando a ser uma professora que ajuda seus alunos a aprender. Além de ler o livro dele, eu também o sigo no Twitter (@marcprensky). Gosto muito de ler os tweets dele!

Ontem mesmo eu gostei muito de ver o vídeo (em inglês) que ele postou no twitter sobre o papel do professor: http://www.youtube.com/watch?v=4MpzcjhY_wI&feature=youtu.be Suas palavras me fizeram refletir e pensar no que eu tenho feito para mudar as minhas práticas em sala de aula. De maneira resumida, ele nos diz o papel do professor mudou daquele de ser o fornecedor de informações para o papel de guia e orientador. Ele acredita que os alunos se desenvolvem muito mais criando, encontrando e juntando informações usando as tecnologias quando o papel do professor fica mais importante fazendo as perguntas certas, checando, observando e dando feedback sobre a qualidade das atividades que os alunos estão fazendo.

Hoje eu também trabalhei tentando mudar o meu papel de fornecedora de informações para um papel de guia dos meus alunos. Não tem sido muito fácil porque mudar leva um tempo e é feito aos poucos, mas tenho ficado contente ao ver meus alunos todos fazendo diversas atividades para aprender. Os vejo mais motivados e responsáveis por sua própria aprendizagem!

Por exemplo, hoje na aula de Tecnologias no Ensino de Línguas Estrangeiras para os alunos da licenciatura em inglês, os alunos também pesquisaram sobre Educação a Distância, assim como fizeram os alunos de francês ontem. Fiquei feliz ao ver que os alunos encontraram outras informações sobre o assunto que deveríamos aprender. Vi os alunos pesquisando reportagens, artigos, diretrizes do Ministério da Educação sobre EaD e muito mais. Veja no nosso grupo no Facebook algumas das informações que eles compartilharam:

Esse video sobre o Ensino a distância no Brasil, que foi exibido pelo Jornal Nacional, também fez parte do Trabalho em grupo da disciplina Política Educacional. Vale a pena conferir!!!





Suzany Almeida uploaded a file.
Diretrizes do Ministério da educação: Referenciais de qualidade para educação superior a distância

Like ·  ·  · 6 hours ago


http://compreenderead.blogspot.com.br/2011/09/curiosidades-sobre-ead.html

Like ·  ·  ·  · 6 hours ago near Belém
  • Seen by 12
  • Luiza De Asevedo Barbosa "Curiosidades sobre a EAD
    Apesar de parecerem novos, os cursos a distância já existem desde 1890 na Alemanha e desde 1881 na Universidade de Chicago, que oferecia um curso da língua hebraica por correspondência;
    No Brasil essa prática só chegou com for
    ça em 1937 com a criação do Serviço de Radiodifusão Educativa, do Ministério da Educação; o esquema era trazer aulas no rádio que eram acompanhadas por material impresso. 

    As distintas denominações da EaD:
    • correspondence education/study, no Reino Unido
    • independent study, nos Estados Unidos
    • external study, na Austrália
    • distance teaching, na Open University do Reino Unido
    • téléenseignement, na França
    • fernunterricht, na Alemanha
    • educación a distancia, na Espanha
    • teleducação, em Portugal"


Nesse site descobri aulas de idiomas a distancia e o Programa Ingles Sem Fronteira.
Muito interessante ;)

http://classificados.folha.uol.com.br/empregos/1216838-aumenta-a-procura-por-aula-de-idioma-a-distancia.shtml

Like ·  ·  ·  · 6 hours ago near Belém





Ainda estou aprendendo a ser uma professora que incentiva mais os seus alunos a buscarem o conhecimento. Espero em breve poder melhorar ainda mais para que meus alunos atinjam seus potenciais máximos com excelência.

Você também incentiva e ajuda seus alunos a aprenderem assim?

Até breve!


No comments: