Monday, March 18, 2013

Todos os nossos alunos podem usar a língua estrangeira imediatamente

Quando comecei a aprender inglês aos 6 anos, eu não tinha muitas oportunidades para falar a língua com estrangeiros. Lembro que eu ficava ansiosa aguardando o momento emocionante no qual eu finalmente poderia falar com alguém na língua que estava aprendendo! Para minha felicidade, pude falar inglês com um amigo de meus pais que era da Guiana. Lembro perfeitamente que me aproximei dele e de sua esposa que era brasileira e falei tudo o que eu sabia: Book! Rocket! Dog! Cat! Pencil! Me achei o máximo ao conseguir falar em inglês!

Brincadeiras à parte, eu pensava que aprender inglês naquela época significava apenas saber regras gramaticais, repetir os diálogos, fazer os exercícios e as provas. Além disso, eu achava eu só usaria essa língua com algum estrangeiro num futuro muito distante.

Mas hoje as coisas estão bem diferentes porque a internet proporciona contato fácil e instantâneo com pessoas do mundo inteiro. Ou seja, qualquer pessoa pode praticar línguas estrangeiras usando diversos sites como o Facebook, Livemocha, Skype ou Palabea de maneira gratuita e simples.

Com esses sites e conexão com a internet à disposição, podemos ajudar nossos alunos a interagirem com estrangeiros desde o início da aprendizagem de línguas estrangeiras.

Vejamos alguns exemplos de como podemos proporcionar isso aos nossos alunos:

- Crianças: nossos alunos podem interagir com crianças de outros países falando de temas relevantes para elas de acordo com cada idade: brinquedos, animais de estimação, doces, brincadeiras, desenhos de TV, filmes, presente inesquecível, ou eles podem conversar com profissionais como o Mark Wood, explorador polar. 200 crianças conversaram com ele através do Skype:



Além de conversar com apenas uma pessoa, vejamos o exemplo de projeto de uma professora do Jardim da Infância dos Estados Unidos: Ela está ensinando sobre a vida de pessoas de outros países e culturas e gostaria de ajudar seus alunos (5 a 6 anos) a falar com turmas de crianças de outras partes do mundo através do Skype: https://education.skype.com/projects/4524-we-are-eager-to-chat-with-another-kindergarten-class

- Adolescentes: os alunos podem falar com adolescentes de outros países sobre seus filmes, músicas, roupas, sapatos, primeiro amor, lanches, sonhos...

- Adultos: os alunos podem interagir com outros adultos de diferentes países sobre cultura, trabalho, família, política, meio ambiente, globalização....

- Alunos iniciantes: podemos ajudá-los a interagir com funções básicas como apresentar-se, falar de coisas que gostam, falar de suas rotinas e outros assuntos simples.

- Alunos de níveis intermediário e avançado: os assuntos podem ser mais complexos como problemas do bairro, meio ambiente, políticas públicas, fome no mundo, vícios, gravidez na adolescência...

Como você pode perceber, a aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI pode acontecer através de interações com pessoas do mundo inteiro desde a infância. Para tanto, você pode encontrar projetos de professores de várias disciplinas de diferentes países nesse link: http://www.epals.com/find-classroom.php#age_range=0&collaboration=0&country=&language=0&num_students=0&p=1&region=&search_text= Você também pode encontrar mais de 53.000 professores interessados em fazer projetos através do Skype no seguinte link: https://education.skype.com/users

Você ajuda seus alunos a interagirem com estrangeiros também para que eles possam aprender mais a língua?

Até breve!


No comments: