Saturday, April 27, 2013

Dando oportunidades para nossos alunos participarem ativamente das aulas

Com a colocação de um computador com data show nas salas da minha faculdade, tenho percebido que vários professores têm usado bastante o Power Point em suas aulas. No entanto, me questiono se realmente é isso que os alunos realmente esperam em nossas aulas.

Lendo o livro Teaching Digital Natives do Marc Prensky, aprendi que ao invés de continuarmos a dar aulas expositivas mesmo com o uso de Power Point, Prezi ou outros programas de apresentação, devemos fazer com que nossos alunos usem várias tecnologias e ferramentas para aprender e apresentar resultados de suas pesquisas ou trabalhos.

A respeito disso, de dar oportunidades de os alunos usarem as ferramentas, lembro bem que quando eu estava na educação infantil e no ensino fundamental, eu morria de vontade de escrever algo no quadro. Parecia fascinante ter um pedaço de giz e ser capaz de escrever ou desenhar qualquer coisa lá! No entanto, infelizmente, não me lembro de nenhum professor ter me dado essa chance.

Para que meus alunos não tenham a mesma vontade, de vez em quando peço que eles escrevam algo no quadro. Por exemplo, quando temos que aprender vocabulário, escrevo algo e entrego alguns marcadores de quadro para que os alunos escrevam algo e depois entreguem o marcador para outros alunos até que todos tenham tido a chance de escrever. Quando eles não sabem como escrever o que querem em inglês, me perguntam ou perguntam a um colega. Depois que todos escreveram, verificamos se entendemos tudo e se há algo a ser corrigido. Percebo que os alunos gostam bastante de fazer essa atividade e o quadro fica mais ou menos assim:


Eu também tenho encorajado os alunos a usar o computador com internet que fica na mesa do professor quando eles estão fazendo as atividades durante as aulas. Eles podem checar a tradução ou a pronúncia de alguma palavra usando sites, ou podem usar qualquer outro site para aprender. Quando falei sobre o uso desse computador pela primeira vez, senti que os alunos me olharam de forma estranha. Talvez tenha acontecido isso porque eles não estavam acostumados a usar o material que fica na mesa do professor. Nos primeiros dias ninguém usou o computador, mas depois, vendo eu eu continuava a incentivar o uso dessa ferramenta, aos poucos os alunos começaram a usá-lo para aprender.

Tenho observado que todos os alunos têm trabalhado para aprender durante as aulas. É muito empolgante vê-los discutindo, compartilhando e aprendendo uns com os outros usando livros, celulares, computadores e tablets. Enquanto eles estão fazendo suas pesquisas e tarefas de aprendizagem, eu fico andando pela sala oferecendo auxílio. De vez em quando, sento em algum grupo para contribuir com algo. Eu também aproveito para dar atenção aos alunos que mais necessitam de suporte. Tenho gostado muito de trabalhar assim porque percebo que ao invés de eu ficar explicando tudo, eu faço algumas perguntas (de acordo com a teoria do livro do Marc Prensky) e deixo os alunos descobrirem as respostas. Acredito que é muito mais interessante aprender assim.

Enfim, acho que a aprendizagem acontece realmente quando os alunos descobrem, pesquisam e refletem sobre os conteúdos aos invés de apenas ficarem ouvindo passivamente as explicações do professor - e será mesmo que eles sempre estão pensando no conteúdo durante essas explicações?

Vou continuar a dar mais e mais oportunidades para que meus alunos aprendam. Você também faz isso nas suas aulas?

Até breve!

No comments: