Thursday, April 25, 2013

Mini-projetos de interações para crianças usando o Skype com estrangeiros


Já existem vários sites que promovem o encontro entre professores de todos os níveis, cursos e disciplinas para realizar interações entre seus alunos e pessoas de outros países. É tudo muito simples, rápido e fácil, basta ter vontade que seus alunos usem a língua alvo de forma comunicativa, significativa e real. 

Hoje vou dar o foco para quem ensina línguas para crianças. Convido os professores que lidam com essa faixa etária a experimentar aulas nas quais os seus alunos podem usar a língua alvo com crianças de outra parte do mundo. 

Vejamos alguns exemplos de 3 professores que buscam parceiros para essas interações usando o site:

Skype in the classroom



Penpals no Jardim da infância: uma professora da Califórnia busca parceiros para que seus alunos se comuniquem usando o Skype - https://education.skype.com/projects/3053-kindergarten-pen-pals

Uma professora da 1a série gostaria de que seus alunos se comunicassem com crianças do mundo todo sobre histórias e livros: https://education.skype.com/projects/2982-first-grade-buddies


No site Skype in the Classroom, você pode encontrar mais professores de várias disciplinas procurando parceiros para projetos de interação através do Skype e outros. Acesse o site para descobrir muitos projetos interessantes para seus alunos ou para você mesmo postar uma ideia de um projeto seu.

Você promove essas interações entre seus alunos também?

Até breve!

PS: É importante sempre ter um plano B para aulas usando internet já que problemas técnicos podem ocorrer. Mas mesmo assim, posso lhes dizer que foram pouquíssimas as vezes que eu precisei do plano B nas aulas de interação. 

No comments: