Sunday, April 14, 2013

Pedagogia da Parceria do Marc Prensky: Tornando real a língua estrangeira

O ensino de nativos digitais segundo Prensky (2010) requer várias mudanças nas nossas formas de trabalhar com a educação. Alguns podem pensar que essas mudanças podem demandar muito trabalho, mas eu acho que ocorre exatamente o contrário porque o professor deixa de ser a única fonte de conhecimento para ajudar seus alunos a aprender a aprender e serão eles os responsáveis por sua própria aprendizagem. Os professores são apenas orientadores, guias e parceiros.



Uma das partes do livro Teaching Digital Natives do Marc Prensky que acho que dá ideias para professores de línguas é a do capítulo "Seja sempre real (não apenas relevante)". Posto para você algumas delas:

  • Os alunos querem falar com seus colegas e fazer novos amigos em outros lugares. E muitos já estão se comunicando por conta própria através de mensagens de texto, Twitter, Skype e trocando vídeos no YouTube em diversas línguas. Vários fazem isso porque gostam de jogos online. Por que não encorajá-los a continuar a fazer isso para que aprendam mais e mais? 
  •  Um professor que usa a pedagogia da parceira usou o site Second Life para unir duas turmas - uma dos Estados Unidos e outra do Japão - juntas as turmas construíram uma ilha virtual. Os alunos se comunicaram com texto e voz nas duas línguas.
  • Hoje a aprendizagem de línguas deve ser com comunicação real e não apenas com diálogos pré-fabricados e simulações.   
  • Atualmente, não existe mais apenas aprender uma língua para usá-la "um dia quando você for lá". Sempre que possível nas aulas de línguas, os alunos podem e devem viajar "para lá" virtualmente e se conectar com pessoas para conversar sobre suas paixões e vidas reais.  
Você pode promover essas interações nas suas aulas usando os sites Edmodo, Epals, Skype e Google Hangout. 
Eu já comecei a mudar as minhas aulas de línguas para que meus alunos aprendam mais e estou gostando muito dos resultados.

Você quer mudar também suas aulas para que seus alunos aprendam mais?

Até breve!




No comments: