Tuesday, April 30, 2013

Repensando a avaliação da aprendizagem

Uma coisa que me angustia muito é o fato de ter que submeter alunos do curso de línguas a provas tradicionais. Essas provas podem ter muito foco gramatical, ser descontextualizadas e com questões que podem induzir os alunos ao erro.

Só pelo fato de ter que arrumar a sala em filas para que os alunos não "colem" já é estranho numa época que temos tantas ferramentas à disposição para ajudar a compreender e aprender.

Façamos uma reflexão:


  • Quando os alunos precisam da língua estrangeira, eles usam várias ferramentas de apoio como a internet, dicionários e livros. Se isso acontece sempre, porque continuamos a exigir que os alunos memorizem tanta informação?



  • Já faz tempo que muitas empresas solicitam que seus funcionários trabalhem em grupos e equipes, por que não podemos fazer isso nas availiações também?



  • Por que exigimos que os alunos façam as provas sozinhos e sem consultar nenhum material se isso não acontece mais quando eles precisam de alguma informação?



  • Se os alunos se esquecem de alguma informação no momento da prova, por que eles têm que ser penalizados por isso?



  • Se os alunos tiram uma nota baixa, o que normalmente se faz? Não deveríamos revisar o assunto e ajudar o aluno a aprender o conteúdo?



  • Como prosseguir o programa de qualquer disciplina se os alunos ainda não aprenderam o conteúdo ensinado?


Como você pode ver, são muitas as perguntas que me faço sobre esse tema de avaliação. Fico feliz de ter tido a oportunidade de conhecer o trabalho do Cipriano Luckesi, grande educador brasileiro e especialista em avaliação. Ler seus artigos e assistir às suas entrevistas me ajudam a trabalhar melhor na avaliação dos meus alunos. Amei ter estudado mais seu trabalho com minha amiga e excelente professora Susan Miranda.  Gostamos tanto que apresentamos alguns seminários sobre esse tema na escola de língua onde trabalhávamos além de termos apresentado uma comunicação com os resultados do nosso trabalho de conclusão de curso em um Braz-Tesol Conference no ano 2000.

Você pode ler mais artigos sobre esse tema no site dele: http://www.luckesi.com.br/


Para ver um trailler de uma entrevista com o Luckesi sobre avaliação da aprendizagem, clique aqui: http://www.youtube.com/watch?v=iiJWUcR0g5M

Como meus alunos do curso de línguas fizeram a prova hoje, vou corrigir tudo amanhã e analisar as respostas na próxima aula. Não quero apenas entregar as notas e passar para o assunto seguinte. Os alunos precisam aprender e entender com seus erros.

Espero que essa atitude possa diminuir os efeitos negativos de provas tradicionais.

Você ajuda seus alunos a aprender com seus erros também?

Até breve!



No comments: