Wednesday, July 17, 2013

Projeto ÍCONE DUKE - UFPA - encontro presencial na Amazônia!

Tenho aprendido há vários anos que a aprendizagem de línguas estrangeiras através da interação com nativos ou estrangeiros se torna mais interessante, motivante e rica. Para tornar essa interação possível, já fiz projetos com troca de cartões postais, cartas, emails, redes sociais, vídeos e conferências por Skype. Essas interações sempre parecem agradar muito os alunos para aprender línguas.

Além de interações usando tecnologias, também é importante tentar proporcionar interações face-a-face. Para tanto, meus alunos de Letras-inglês passaram algumas horas com os alunos da Duke University hoje na Universidade Federal do Pará.

Começamos o dia com o tour pelos bosques do Espaço ITEC Cidadão e aprendemos mais ainda sobre as frutas, plantas, sustentabilidade, reaproveitamento, ervas medicinais, flores e projetos sustentáveis. Até comeram carambola colhida da árvore!

Depois do tour pelos bosques, fizemos um lanche na linda mesa do espaço e interagimos em português e inglês. Após degustar nosso lanche, os alunos foram lavar os copos, pratos e talheres usados porque não se usam descartáveis lá.

Finalmente, concluímos a nossa manhã com uma caminhada pela sombra das árvores que deixam a temperatura Amazônica mais amena. Fomos sentar embaixo de uma árvore (agradeço de novo ao Tião Rocha pela sugestão!) bem perto do Rio Guamá para fazermos uma sessão do Projeto ÍCONE face-a-face. Nesse momento, conversamos em português e depois em inglês sobre o que os alunos aprenderam, o que estavam achando da Amazônia e muito mais. Foi emocionate ouvir os relatos de cada aluno! Todos falaram que estavam muito felizes com a viagem e o encontro.

Compartilho com você várias fotos desse maravilhoso encontro:


Boas vindas com a Professora Gina Calzarava, coordenadora do Espaço ITEC Cidadão


Os encostos de carteiras velhas se tornaram cercas

 Aprendendo sobre árvores frutíferas da Amazônia






 Projeto dos alunos de Engenharia


Uso de garrafas pet como vasos para a horta

Colhendo um tamarindo!

O Ivo também quis um tamarindo!

Projeto de compostagem

Comendo carambola

Projeto com peixes


 Projeto de incentivo de livros doados - todas as quartas-feiras


Ganhamos de presente marcadores de livros feitos com embalagens de tetra pak e retalhos de tecido


 Relógio do Corpo Humano com ervas medicinais



Reutilização de monitores de computador como vasos

Hora de lanchar!




Hora de lavar a louça.

 Hora de bater papo na beira do Rio Guamá

Eu e Professora Magda Silva, Diretora do Programa de Português da Duke University 

Aula embaixo de uma árvore como o Tião Rocha sugere. :-)



Foto panorâmica do grupo em frente ao Rio Guamá feita por Magda Silva

Tenho certeza que interações como essa tornam a aprendizagem de línguas mais significativa, completa e reflexiva porque os alunos aprendem língua, cultura, antropologia, botânica, conhecimento popular, farmácia, biologia, sociologia e acima de tudo, sobre VIDA.

Você promove interações entre nativos e seus alunos também?

Até breve!


No comments: