Wednesday, September 18, 2013

Refletindo sobre espaços de aprendizagem com nossa ETA Hilary Pollan

Muitas vezes acho que os conteúdos dos livros didáticos para o ensino de línguas não são muito profundos e não refletem a realidade dos alunos. Acredito que isso pode acontecer porque esses livros são vendidos em diversos países para contextos variados.

Para contextualizar os tópicos do livro didático usado no curso de Letras - inglês e torná-lo mais significativo para nossos alunos, procuro sempre pensar em maneiras de transformar assuntos pouco relevantes em temas importantes.

Um exemplo dessa modificação foi feita na aula de hoje cujo tema da nova unidade do livro é "In Class".Os alunos são expostos a expressões, nomes e localização de objetos e mobília de sala de aula dentre outros aspectos linguísticos relacionados ao tema.

Como acredito que essa unidade é um pouco superficial para alunos de Letras, conversei com nossa Fulbright English Teaching Assistant Hilary Pollan para refletirmos sobre ideias para inovar. Pensamos em trabalhar com o tópico:"Como seria uma sala de aula ideal" e a Hilary faria uma apresentação mostrando algumas salas de aula da escola de ensino médio em que ela estudou nos Estados Unidos e de algumas salas de aula do Camboja, lugar em que ela passou 5 semanas ensinando inglês para crianças carentes. Essas ilustrações serviriam como base para a reflexão sobre como trabalhar em diferentes contextos sociais. 

Ela preparou uma apresentação em Power Point com várias fotos de sua escola nos EUA e das escolas no Camboja no qual os alunos poderiam aprender os objetos e mobílias em salas de aula além de refletir sobre o que é necessário em uma sala de aula ideal. Os alunos tiveram várias oportunidades para refletir sobre o assunto e para conversar com a Hilary sobre vários aspectos de sua experiência no Camboja, no Chile, nos EUA e no Brasil. 

Pudemos perceber que mesmo que algumas salas de aula pelo mundo não possuam todos os equipamentos que facilitem a aprendizagem, os educadores e aprendizes podem aprender usando espaços alternativos como: aulas ao ar livre com jogos e dinâmicas diversas, e aulas em feiras e em outros lugares da comunidade.

Acredito que todos chegamos à conclusão que o mais importante para um espaço de aprendizagem é a criatividade, o interesse e o comprometimento de todos com a educação. Os materiais e equipamentos diversos são ótimos e facilitam a aprendizagem, mas a falta deles não significa que a aprendizagem não aconteça.

Você pode ver algumas fotos da nossa aula aqui:








Gostaria de aproveitar o post para agradecer publicamente a rica contribuição da Hilary em nossa aula de hoje. Tenho certeza que meus alunos aprenderam muito com as experiências dela e que vão ter muitas ideias criativas para suas aulas mesmo que aconteçam em diferentes tipos de salas.

Atualização deste post: Você pode ler detalhes e ver fotos da apresentação da Hilary no Blog dela: http://spacesofpossibility.wordpress.com/2013/09/20/a-classrooms-tour-raleigh-nc-to-battambang-cambodia/comment-page-1/#comment-67

Você procura transformar assuntos do seu livro didático em temas mais significativos também?

Até breve!

  

No comments: