Saturday, October 19, 2013

Aprendendo sobre qualidade de vida com nossa ETA Hilary Pollan

Aprender a falar de rotina em inglês está sempre presente nos conteúdos programáticos de cursos de línguas. Eu acordo às 6, escovo os dentes, tomo café, trabalho, estudo, almoço e leio. Mas será que não dá para também aprender isso observando as nossas rotinas com mais detalhes e com outro olhar?

Pensando nisso, convidei nossa ETA Hilary Pollan para falar de Qualidade de Vida. Acredito que esse tema seja importante porque muitas vezes, na correria da vida, deixamos de apreciar belezas e ignoramos algumas mazelas que nos cercam. Além disso, podemos ficar apenas reclamando sem no entanto tentar encontrar soluções para resolver problemas.

Com isso em mente, Hilary preparou uma aula de maneira muito criativa. Ela perguntou aos alunos o que os faziam felizes e anotou tudo no quadro. Depois disso, ela pediu para que os alunos se levantassem e perguntassem isso para 4 colegas. Após essa dinâmica, os alunos compartilharam o que ouviram com seu colega do lado.




Num segundo momento, ela pediu em os alunos, em grupos, fizessem uma escala com as 10 coisas que eles julgavam que os fizessem mais felizes. Posteriormente, houve uma discussão para saber a opinião dos grupos. Percebemos que a maior parte dos alunos considera que a família está no topo na lista e que poucos consideram estar em contato com a natureza algo que os deixam felizes. Isso é um fato relevante visto que moramos na Amazônia. Acho que não consideramos muito a natureza em virtude de não sermos acostumados a apreciar os espaços ao ar livre. Talvez seja a hora de pensarmos em maneiras de termos mais aulas fora de sala.....


A parte seguinte foi uma apresentação sobre a cidade da Hilary, que é Raleigh, nos Estados Unidos. Ela escolheu falar de sua cidade porque a revista Business Week a escolheu como a cidade com a melhor qualidade de vida em 2013. A apresentação dela mostrou várias fotos de lugares em sua cidade que justificam o prêmio. A cidade possui muitos parques, lugares para passear e oferece muitas oportunidades de emprego devido estar situada no Research Triangle, onde estão localizadas as universidades Duke University, University of North Carolina e North Carolina State University. Ao ver as fotos, os alunos discutiram se seriam felizes lá e seus motivos.



Depois disso, Hilary falou sobre alguns países que medem seu desenvolvimento através da Felicidade Nacional ao invés de usar o Produto Interno Bruto (PIB). Um deles é Butão, que é considerado o mais progressista nesse aspecto. Para saber mais sobre esse assunto, assistimos a esse pequeno vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=7Zqdqa4YNvI

A aula foi concluída com a discussão em grupos sobre o que pode ser feito em Belém para aumentar a Felicidade Regional. Os grupos citaram que nossa cidade precisa de mais: urbanização, planejamento, segurança, educação, saúde, saneamento, parques, bibliotecas públicas, ciclovias e conscientização.

Hilary finalizou com a sentença que deveríamos pensar mais em soluções e eu concordo com ela. Afinal de contas, somos nós mesmos que escolhemos os nossos representantes.

Eu gostei muito das discussões e acredito que os alunos além de terem começado a aprender a falar sobre rotina em inglês, eles também refletiram sobre qualidade de vida.

Agradeço muito à Hilary Pollan pela excelente aula porque foi muito bom aprender sobre essa nova maneira de medir o desenvolvimento dos países. Amei muito!

Você oferece oportunidades para seus alunos discutirem sobre isso também?

Até breve!


No comments: