Wednesday, November 20, 2013

Aprendendo língua e cultura através de conferências por Skype - Projeto ÍCONE Duke - UFPA 2014

Praticar línguas estrangeiras interagindo com estrangeiros e conversando sobre temas relevantes pode tornar a aprendizagem mais interessante e significativa.

Tendo isso como crença, pela segunda vez, eu e Professora Magda Silva promovemos uma conferência por Skype entre nossas turmas de alunos universitários. Meus alunos de Letras - licenciatura em língua inglesa da Universidade Federal do Pará e os alunos estão estudando língua Portuguesa na Duke University puderam se conhecer e fazer várias perguntas sobre interesses gerais..

Para que tudo desse certo, Magda e eu fizemos da seguinte forma: antes do encontro por Skype, ajudamos nossos alunos a pensar em perguntas e respostas em português e inglês. Foi muito interessante ver meus alunos estudando mais sobre a nossa região para que estivessem preparados para responder perguntas sobre a Amazônia.

Hoje, no dia da conferência, eu e Magda testamos os equipamentos antes do encontro.
 

Para que nossos alunos pudessem praticar a língua que estudam, o encontro foi dividido em duas partes, sendo 20 minutos em inglês e 20 minutos em português. Os alunos se apresentaram, alguns disseram de onde eram, falaram sobre música, cultura, esporte, política, universidade dentre outros assuntos.

Meus alunos chegaram muito ansiosos e felizes para o primeiro encontro.

Ouvir o som do Skype nos chamando foi emocionante! 

Visão geral do nosso encontro

Aprender com interações é muito bom!

Charles fez uma pergunta em inglês

Uma aluna americana respondeu porque estuda português (Fotos tiradas pela Professora Magda)

Esses encontros me emocionam muito!

Jefferson interagindo

Alunos da Duke falando sobre o que gostam do Brasil

Uma aluna americana disse porque está estudando português

Rinaldo respondendo qual é sua cidade americana favorita

Uma aluna americana fazendo perguntas

Storm perguntou se há racismo no Brasil

Dayane respondeu à pergunta sobre racismo no Brasil (Foto tirada por Magda Silva)

Gabriella respondendo como é a nossa universidade

Manuela  falando sobre sua experiência de participar dos protestos ocorridos em junho

Matheus falou sobre os protestos também

Hora de dizer tchau e até a próxima vez!

Meus alunos gostaram muito desse encontro, como você pode conferir nos comentários deles:

  • João Victor Participar desse projeto e ter a oportunidade de falar com nativos que estão aprendendo a nossa língua foi uma experiência maravilhosa, a forma que eles estavam empolgados nos deixava com mais vontade ainda de estar lá, foi um encontro muito divertido e eu mal posso esperar pelo próximo. Acho muito importante essa troca de cultura e informações que ocorreram entre nós, saber que a turma é bem diversificada e a gentileza na qual fomos tratados também merece destaque.
    about an hour ago via mobile · Unlike · 1
  • Matheus Alencar Foi um prazer participar desse encontro! Foi muito divertido! Aprendi bastante! Foi só uma pena ter sido tão curto tempo de conferência, gostaria, sem dúvidas, de passar a tarde inteira conversando com eles se fosse possível. Ver que eles estavam tão nervosos e ansiosos como nós estávamos fez a gente ficar mais a vontade, pelo menos eu... Ver o interesse deles por nossa língua, nossa cultura, é algo que me deixa muito feliz. Ansiosíssimo para o próximo encontro!

  • Anne Caroline Eu amei interagir com eles, foi muito importante para mim e meus colegas essa aproximação com estrangeiros, pois além de ter-los conhecido e particularmente, os achei bastante amigáveis e extrovertidos; nós pudemos praticar nosso Speaking and Listening em Inglês e eles em Português. Por mim ficaria conversando com eles até enjoar  Foram muito fofos com a gente, gostei muito!
    23 hours ago · Unlike · 2
  • Rayanne Rodrigues Foi uma experiência totalmente nova e incrível! Gostaria que alunos de diversas escolas tivessem tal oportunidade - com certeza, daria maior entusiamo ao processo de aprendizagem deles. Ver que os alunos da Duke estavam ansiosos e nervosos tanto quanto nós também foi, de certa forma, um alívio. Aos poucos, todos se soltaram mais - uma das alunas da universidade de lá até mesmo dançou! A escolha das perguntas deles foram maravilhosas, bem formuladas, destaco a sobre o racismo no Brasil. Mal posso esperar os próximos encontros, sei que serão tão inesquecíveis quanto esse!
Foi excelente poder ver meus alunos tão empolgados e felizes ao falar e entender inglês e amei vê-los falando sobre o nosso país também. Um momento muito emocionante foi quando a Manuela compartilhou seus sentimentos sobre os protestos que aconteceram em junho aqui no Brasil. Ela disse que espera que seus netos tenham orgulho por ela ter participado ativamente dos protestos aqui em Belém. Meus alunos também gostaram de saber que os alunos da Duke gostam da cultura brasileira, inclusive de capoeira! Enfim, cada vez mais percebo que interações assim são imprescindíveis para a aprendizagem de línguas estrangeiras.

Você também promove interações entre seus alunos e estrangeiros usando o Skype?

Até breve!

No comments: