Monday, November 11, 2013

Aprendendo sobre as Crianças da Amazônia com o documentário de Denise Zmekhol

Ser da Amazônia Brasileira e não conhecer o que acontece aqui infelizmente é bastante comum entre muitas pessoas. Sabemos detalhes de vidas de pessoas que vivem em outros países, conhecemos projetos internacionais mas acabamos não tendo conhecimento de nossa própria região.

Senti isso na pele quando passei quase 2 anos nos Estados Unidos enquanto meu marido fazia o mestrado em Desenvolvimento Internacional na Duke University. Ao saber que eu era da Amazônia, muitas pessoas me perguntavam sobre a minha região que eu pouco conhecia. Senti vergonha por não saber e comecei a estudar e a aprender muito com meu marido, já que ele estudou sobre diversos problemas enfrentados na Amazônia. Lembro que em uma das disciplinas dele, ele precisava apresentar uma narrativa de desenvolvimento, e pesquisando, encontrou o excelente documentário "Children of the Amazon" de Denise Zmekhol. Compramos o DVD e gostamos muito de aprender mais sobre como as populações indígenas e seringueiros sofreram e sofrem com o dito "desenvolvimento" da Amazônia.

Ele apresentou esse documentário em sua aula e sua professora e colegas gostaram muito do que assistiram e tiveram uma discussão bastante enriquecedora. Depois disso, o filme também foi exibido em uma conferência sobre a América Latina com a presença da Denise na sessão de perguntas e respostas. Houve vários outros momentos na Duke em que o filme foi exibido também.

Foto feita depois da exibição do filme na Duke University em Fevereiro de 2012:

Eduardo Costa, Magda Silva, eu, Denise Zmekhol e Natalie Hartman


O trailer do filme pode ser visto no site http://www.childrenoftheamazon.com/:



Como vi que pessoas de vários países gostaram muito de aprender sobre a minha região, pensei que meus alunos de Letras - inglês também deveriam assistir a ele a fim de conhecer mais a realidade da Amazônia.

Então minhas turmas de Língua Inglesa 1 e de Tecnologias no Ensino de Línguas Estrangeiras tiveram a oportunidade de assistir ao documentário hoje. Na turma de Tecnologias, também tivemos a possibilidade de conversar rapidamente usando o Skype com o Chicoepab Suruí, indígena da tribo Suruí, uma das tribos mostrada no filme. Ele nos falou que concluiu seu mestrado na Universidade de Brasília e que irá começar seu Doutorado em 2014. Ele nos disse que aprende inglês usando vários sites e que gosta de aprender assim, usando tecnologias.

Você pode ver algumas fotos desse encontro gentilmente cedidas por meu monitor Kleiton Borges



Esse filme me tocou muito e mudou minha forma de pensar sobre vários assuntos. Não sei se meus alunos também mudaram, mas acredito que pelo menos eles puderam conhecer um pouco sobre uma realidade que não é muito divulgada.

Além de saber mais sobre os povos indígenas, também gostei muito de saber que o Google Earth foi procurado pelos Suruí e que eles passaram a desenvolver um projeto que envolve o uso de tecnologias para ajudar a preservar a Amazônia e mostrar para o mundo um pouco da cultura e da história dos Suruí. Você pode assistir ao filme sobre o início do projeto aqui: http://www.childrenoftheamazon.com/videos/trading-bows-and-arrows-for-laptops-carbon-and-culture/ Você também pode assistir um outro vídeo mostrando o que aconteceu um ano depois do projeto: http://www.childrenoftheamazon.com/videos/trading-bows-arrows-for-laptops-one-year-later/

Ainda há muito a ser feito pelas Crianças da Amazônia e acho que podemos começar conhecendo mais sobre o que acontece com as pessoas que moram embaixo da floresta que merecem toda a atenção dos governos e da sociedade.

Você também ajuda seus alunos a conhecer mais sobre a região onde moram?

Até breve!

No comments: