Wednesday, November 27, 2013

Transformando o fictício em real com uma atividade de criação de um anúncio em inglês

Uma das coisas que mais gosto de fazer para ajudar meus alunos a aprenderem inglês é transformar algo fictício em real.

Como uma das unidades do livro didático que usamos ensina como fazer anúncios para postar em um quadro de avisos, pensei em algo diferente para fazer ao invés de apenas os alunos escreverem anúncios fictícios.

Como eu gosto de usar materiais diversos, comecei perguntando aos alunos se eles tinham o hábito de ler e usar classificados em jornais e sites. Depois, para falar um pouco de cultura e o que vários americanos usam como classificados nos EUA, mostrei o site Craigslist http://raleigh.craigslist.org/ com a exposição de diversos tipos de anúncios (de empregos, de carros, de trabalho voluntário, de doação e outros). Foi interessante ver vários alunos surpresos ao constatar os preços dos carros e ao ver quantas pessoas dão muitas coisas gratuitamente na parte "Free": http://raleigh.craigslist.org/zip/

Após esse momento, propus que os alunos fizessem um anúncio em inglês de algo real para postar em um quadro de avisos nos nossos corredores. O fato de os anúncios serem em inglês se deve ao fato de que vários alunos estrangeiros têm aulas de português na nossa faculdade. De abraços de graça a aulas de música, os alunos foram muito criativos ao elaborar seus anúncios. Primeiro eles escreveram um esboço, e depois eu e vários alunos corrigimos os textos.

Na aula seguinte, que foi hoje, os alunos fizeram suas versões finais com o uso de canetinhas coloridas. Resolvi levar esse material para que os alunos pudessem usar sua criatividade em seus anúncios.

Você pode ver os alunos criando seus anúncios nas fotos gentilmente cedidas por meus alunos Valena Macedo e João Victor

Manuela com seu anúncio de "Free Compliments"

Matheus e Dayane 

João Victor, Renan e Dayene

Rinaldo

Charles, Gabriella e Diane


Fiquei feliz ao ver os alunos se ajudando mutuamente na elaboração do texto ou na decoração do anúncio. Acredito que a aprendizagem se torna mais divertida dessa maneira: colaborativa e colorida.

Quando os anúncios ficaram prontos, os alunos os postaram no quadro de avisos. Depois disso os alunos se divertiram ao ler tudo.





Tiramos até uma foto panorâmica!

Anúncios
























Após esse momento, como são alunos de Letras - inglês, conversamos sobre a possibilidade de os alunos fazerem algo parecido quando forem professores e se alunos adolescentes gostariam de aprender fazendo essa atividade.

Acredito que os alunos gostaram da aula de hoje e espero que eles trabalhem de forma criativa quando se tornarem professores.

Você pede para seus alunos escreverem anúncios reais também?

Até breve!


No comments: