Monday, March 17, 2014

Praticando línguas usando o Skype - Projeto ÍCONE Duke - UFPA 2014

Os excelentes resultados do Projeto ÍCONE 2013 fizeram com que professora Magda Silva, diretora do Programa de Português da Duke University e eu, professora de inglês da Universidade Federal do Pará, resolvêssemos realizar uma nova edição do projeto com nossas novas turmas de línguas.

Com a experiência que tivemos no ano passado, fizemos pequenas modificações e começamos hoje com a primeira das oito sessões planejadas para esse semestre. Ficamos felizes ao ver nossos estudantes usando a língua de maneira descontraída e aprendendo muito sobre as culturas brasileira e a norte-americana.

Alguns alunos compartilham suas opiniões sobre a experiência:

João Victor Cintia, eu achei MUITO legal poder participar mais uma vez dessa sessao do projeto, eu conversei com um aluno da Duke que falava muito bem português e a oportunidade de treinar a lingua com um nativo, assim como eu treinei inglês com ele é muito importante tanto quanto o intercambio de informaçoes, gostaria que isso fosse possivel para todas as turmas de Inglês, pois é uma experiencia unica.
44 mins · Unlike · 1

Wilton Almeida Bom, eu conversei com duas alunas uma faz economia e outra não consegui entender por causa do áudio. Conversamos sobre muita coisa, sobre séries, filmes, sobre como era a nossa universidade e sobre o que fazíamos no nosso tempo livre. Foi me perguntando a partir de quantos anos era permitido beber álcool, falamos também sobre os esportes que gostávamos, descobri que uma é saltadora ornamental e outra é jogadora de futebol. Ambas tinham medo de falar português, mas quando falaram foram bastante bem. Infelizmente o tempo foi curto e uns imprevistos técnicos nos impediram de ter uma conversa mais contínua.

Dayane Paixão É um momento único e significativo, ademais esse contato via Skype com nativos da Língua Inglesa nos constrange a utilizar o máximo de Inglês que sabemos. Embora problemas técnicos tenham atrapalhado minha conexão com meu companheiro, já estou ansiosa para o próximo encontro que, sem dúvida, será ainda mais enriquecedor.

Veja algumas fotos gentilmente feitas por Camila Souza e Débora Souza:

Preparando os computadores


   
Minhas alunas pesquisadoras: 
Camila

  Débora

 Conectados para as apresentações pessoais!

                              
                                           
Depois das apresentações, hora de falar em duplas ou trios
                                      

                                                                                      

                                      Felizes depois da primeira sessão. 

                       Compartilhamos nossos sentimentos e o que aprendemos 

Como você pôde notar, o uso de videoconferência para interações proporcionou momentos muito agradáveis e ricos porque praticar línguas através da interação com estrangeiros pode tornar a aprendizagem muito mais motivadora e interessante. Além de melhorarem aspectos linguísticos, os estudantes também enriqueceram seu conhecimento de mundo através de um intenso intercâmbio cultural usando o Skype como ferramenta de comunicação.


Você usa o Skype também?

Até breve!

7 comments:

Bruno Coriolano said...

Muito legal seu blog e essa atividade. Vou começar a tentar algo parecido na universidade onde estou como professor substituto. Muito legal.

Cintia Costa said...

Que legal que gostaste, Bruno! Podes encontrar vários professores parceiros usando os sites: https://education.skype.com/
http://www.epals.com/#!/global-community/
Muito sucesso e felicidade para você! :-)

Quely Caldeira said...


Eu fico muito feliz de ler todas essas maravilhosas experiencias. Parece que voltei no tempo quando era a nossa turma nessa ousada, corajosa e motivante aventura. Com certeza é um dos trabalhos mais emocionantes que tive a chance de participar ano passado. Boa sorte nos próximos encontros pessoal.
Beijos.

Quely Caldeira said...

Eu fico muito feliz de ouvir tão maravilhosas experiencias! Parece até que voltei no tempo quando era a nossa turma participando dessa ousada,corajosa e motivante aventura. Foi um dos trabalhos mais emocionantes que já fiz na universidade. Fico muito feliz mesmo por vocês pessoal! Desejo sorte, sucesso e muito aprendizado nos próximos encontros.
Beijos.

Bruno Coriolano said...

Obrigado pela pronta resposta.
Gostaria de ser entrevistada no meu blog? Poderíamos até fazer parcerias, o que acha?

Cintia Costa said...

Oi, Bruno! Seria uma honra! Muito obrigada! Topo parcerias sim! :-)

Bruno Coriolano said...

Que tal a entrevista? Mande-me um e-mail para bruno_coriolano@hotmail.com com o assunto ENTREVISTA PORTAL DA LÍNGUA INGLESA para que eu possa te enviar as perguntas. Manda já com um pequeno resumo de sua vida acadêmica-profissional.