Monday, April 28, 2014

Aprendendo sobre cultura com Yuri Silva - aluno do programa Ciência Sem Fronteiras

Um dos aspectos que tenho aprendido muito sobre educação é que as aulas no século XXI devem ser momentos de reflexão, troca de ideias, debates e compartilhamento de opiniões. Como concordo com essa nova maneira de trabalhar em sala de aula, tenho tentado fazer isso em minhas aulas.

Na minha disciplina Culturas Anglófonas temos tido diversos debates e discussões sobre cultura brasileira, cultura Amazônica, cultura americana, cultura e aulas de inglês e muito mais. Para enriquecer nossas aulas, gosto muito de convidar pessoas para interagir com meus alunos por Skype. Sabendo disso, minha aluna Beatriz Carvalho sugeriu que seu amigo Yuri Silva, aluno do curso de graduação em Biotecnologia da Universidade Federal do Pará que está na Universidade de Cornell pelo programa Ciência Sem Fronteiras poderia contribuir com sua experiência em nossa aula. Aceitei a sugestão da Beatriz e tivemos hoje uma Skype conference com o Yuri.

Para a conferência, meus alunos postaram as seguintes perguntas no grupo no Facebook para o Yuri:

  • Ivo Matos Eu gostaria de saber quais as diferenças entre ser um aluno da UFPA e de uma Universidade americana ( carga de leitura, relacionamento com professores e colegas...)
  • Ivo Matos Qual o aspecto cultural mais surpreendente que você encontrou na cidade onde está vivendo.
  • Thaianny Cristina Eu quero saber como foi o primeiro dia de neve. Conhecendo o Yuri e o relacionamento conturbado dele com o calor kkkk
  • Raquely Caldeira Eu queria saber se você já teve algum problema de comunicação com alguém de lá. E o que você geralmente come(jantar e almoço) e onde.
  • Ivo Matos O que você acha que os americanos ( os que convivem com você) poderiam, na sua opinião apreder com os Brasileiros? E que os brasileiros poderiam aprender com eles?
  • Cintia Costa Ele teve alguma surpresa nos EUA? Houve algo que ele pensasse que fosse de um jeito e quando ele chegou lá viu que era muito diferente?
  • Raquely Caldeira Uma coisa que tem ai onde você mora em NY que não tem aqui no Brasil e que você vai sentir falta quando voltar pra cá (tirando a neve haha).
  • Cintia Costa Você acha que vai ter um choque cultural ao voltar para cá? Qual?
  • Rayssa Moraes Já que ele não tinha um contato contínuo com a língua, como foram as primeiras aulas? Ele teve grandes dificuldades nesse sentido?
  • Débora Souza Eu quero saber se Ele já passou por alguma situação constrangedora (dentro ou fora da Universidade). E como ele e as outras pessoas envolvidas reagiram?

Durante a Skype Conference, Yuri respondeu cada pergunta e aprendemos como é a vida de um aluno em uma universidade americana, que eles têm aulas curtas e que têm que ler muito e fazer muitas tarefas acadêmicas; eles têm acesso aos professores em suas "office hours", têm ajuda dos TAs (Teaching Assistants - alunos de mestrado ou doutorado); falou sobre a neve; sobre sua alimentação; diversas experiências culturais e outros assuntos.

Os alunos e eu gostamos muito de interagir com o Yuri e acredito que suas experiências nos ajudaram muito a compreender diversos aspectos culturais. Gostei muito da sugestão da Beatriz e fiquei feliz em ter tido uma aula assim.

Veja alguns momentos da nossa aula aqui:




Yuri, muito obrigada por ter dedicação um pouco do seu tempo para nós! Gostamos muito de aprender com você! Muito sucesso e felicidade na sua vida aí em Cornell!

Até breve!

No comments: