Thursday, April 24, 2014

Falando sobre Felicidade em inglês - uma aula diferente com ideias da Viviane Mosé

Normalmente as aulas de língua têm o foco em palavras e estruturas gramaticais. Muitas vezes, nós professores, acabamos dando uma ênfase muito grande a frases corretas gramaticalmente, mas sem muito significado para nossos estudantes. Ao ensinar o Simple Past, por exemplo, é comum encontrarmos frases como essa em livros didáticos:

John bought a car.

A sentença está correta mas talvez não tenha significado algum aos nossos estudantes. Quem é John? Por que ele comprou um carro? O que o John tem a ver com a minha vida e com a minha realidade? Mesmo assim, normalmente os alunos têm que repeti-las muitas vezes.

Com ideias de uma escola totalmente diferente da tradicional, a filósofa Viviane Mosé acredita que a escola deveria aprender muitas coisas diferentes, como por exemplo, falar de Felicidade. No seu vídeo “O que a escola deveria aprender”, um dos argumentos dela é que a escola é como uma fábrica onde os alunos são como bonecos montados para o sistema. Além dessa ideia, o vídeo dela é muito rico e nos faz refletir muito sobre a escola. Agradeço minha aluna Julie Novaes pela indicação do vídeo. 

A educação por Viviane Mosé. A escola fragmentada, dividida em disciplinas e grades curriculares, e distante da vida dos professores e alunos, se deparar, a ...
YOUTUBE.COM|BY PHILIP GLASS


Refletindo sobre minhas aulas após assistir a esse vídeo, resolvi planejar uma aula na qual os alunos teriam que praticar inglês falando sobre o que já passou tendo como tema a Felicidade.

Comecei a aula fazendo a chamada na qual os alunos deveriam dizer em inglês algo que os deixaram felizes durante o feriado de Páscoa. Depois disso, fiz um brainstorming no qual os alunos compartilharam palavras sobre Felicidade.

Como os alunos deveriam aprender como falar do passado, propus que eles escrevessem 10 coisas que os deixaram felizes quando eram crianças, adolescentes ou há alguns anos. Num primeiro momento, alguns me olharam um pouco surpresos com o número 10. Disse a eles que pensassem em pequenas coisas que muitas vezes não damos importância, como sentir o cheiro de uma flor, por exemplo.

Enquanto eles escreviam suas sentenças em inglês, coloquei uma música tranquila de fundo e fiquei andando pela sala para ajudar os alunos. Nesse momento, tive a oportunidade de sentar ao lado de alguns alunos para ajudá-los com uma palavra ou expressão que eles queriam usar mas não conheciam. Também conversei um pouco com eles e descobri várias coisas interessantes sobre as vidas deles.

Depois disso, pedi que os alunos em duplas, lessem a lista do seu colega e conversassem sobre o que tinham escrito. Vi que os alunos conversavam e sorriam e um aprendia com o outro usando assuntos que faziam parte das vidas deles e coisas que os deixavam felizes. Parecia que eles estavam aprendendo mais porque os assuntos eram significativos para eles.

Após essa atividade, fizemos uma reflexão sobre essa aula e os alunos disseram que tinham gostado porque tinham falado de suas vidas ao invés de apenas repetir algo apresentado no livro. Os alunos produziram seus próprios materiais e aprenderam o que queriam dizer por que tinha significado para eles.

Gostei muito dos resultados dessa aula e amei vê-los felizes e sorrindo. Você estimula seus alunos a falar de felicidade nas suas aulas também?


Até breve!

No comments: